O poder da cabala

“Nenhuma abracadabra, nenhum truque ou enganação. Nada a ver com dogma religioso. As ideias contidas nesse livro são de fazer a terra tremer, e, ao mesmo tempo, são muito simples.” – Madonna

Por incrível que pareça, é com um livro com essa chamada no topo que eu pauso minha leitura (tão extensa, intensa e prazerosa) do “A História da Arte”, Gombrich, para dar mais um passo na minha maturidade emocional: “O Poder da Cabala“, de Yehuda Berg.

Não: não é pela Madonna. Tenho escutado muito sobre a cabala no meu ambiente, digamos, profissional e achei que esta poderia ser mais uma forma de aprender a lidar comigo mesmo – e com os outros. Sim, sou um cara absolutamente ateu e cético, e por isso mesmo sei que não vou virar cabalista: mas mais tolerável, mais disposto e menos intenso…

Sobre a cabala, os próprios conceitos básicos e iniciais não me conquistaram. talvez porque a forma em que o livro apresenta a cabala é absolutamente patética, como se fosse escrito para crianças – e cheio de mistérios e segredinhos. mas o conceito que a gente consegue extrair, em si, parece rico, ou pelo menos útil. O livro diz, num exemplo bem raso, que é inútil se estressar com trânsito, filas, cagadas… afinal, eles estão ali apenas para testar a gente e nos impedir de enxergarmos o mundo por uma visão maior. se aplicarmos isso para os nossos problemas maiores e as situações mais graves, imagine o alívio que podemos chegar!

 

a palavra chave da cabala é Proatividade. ao invés de sermos reativos (nos deixarmos ser afetados por fatores externos) devemos comandar a situação, sempre. ser a causa, ser o criador de tudo. e é isso que a cabala prega, exige, ensina.

ainda estou na metade do livro, e espero terminá-lo logo. parece que vai me fazer bem sim, e esse é um momento que estou precisando! – e talvez você também

Deixe um comentário

